Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Brincar favorece a auto-estima do indivíduo e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.
Brincadeira e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.
Brincar e jogar são fontes de lazer, mas são, simultaneamente, fontes de conhecimento; esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa.
Brincar é muito importante para o desenvolvimento físico, mental, emocional da criança, pois é o meio natural de auto-expressão. A criança não apenas se diverte, mas recria, aprende e interpreta o mundo em que vive, já que pode libertar seus sentimentos através do brinquedo.
De forma lúdica, a criança pode encontrar respostas a várias indagações, já que tem a oportunidade de liberar seus sentimentos. Quando brinca, exercita suas potencialidades globalmente. A brincadeira é uma forma de lazer. E, na escola, o recreio costuma ser preferido dos alunos. Como brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade, socialização e autonomia, é indicado que as atividade recreativas sejam interessantes e que ofereçam, com segurança, lazer e diversão para todos.
Percebia-se que o momento do recreio na escola não estava sendo um momento prazeroso, pois apenas limitava-se ao ato de comer, correr, machucar, falar palavrões, levar quedas, empurrões e levando até mesmo a destruição de algumas instalações da escola. Decidiu-se incorporar atividades atrativas como jogos, competição, leitura, brincadeiras diversas todos monitorado pelos representantes de turmas, o que estaria contribuindo para auxiliar no convívio social bem como colaborando com o desenvolvimento da aprendizagem em sala de aula, combatendo assim o ócio o que conseqüentemente estará evitando a indisciplina.

Um comentário:

  1. Olá boa noite estive visitando o blog de sua escola e senti a necessidade de dixar um recadinho para você. O Blog está interessante, mas é necessário dar continuidade este trabalho sempre atualizando o blog com novas informções.
    Att.
    Merces

    ResponderExcluir